Nonagenários (Blog N. 196 do Painel do Coronel Paim) - Parceria: O Porta-Voz
quarta-feira, 18 de julho de 2012
Ícone da luta contra o apartheid e ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela completou 94 anos nesta quarta-feira e recebeu inúmeras mensagens de carinho por parte sul-africanos, além de felicitações de líderes internacionais, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Mandela passou seu aniversário ao lado de familiares em sua residência de Qunu, lugar onde viveu na infância.
Para a comemoração, seus pratos favoritos foram preparados, como dobradinha com purê e uma torta, de acordo com o jornal sul-africano "Sowetan".
Em Mvezo, local de nascimento do ex-presidente e localizado a cerca de 20 quilômetros de Qunu, o neto Madla Mandela contou que seu avô está "bem e feliz".
Em todo país, milhares de sul-africanos participaram do Dia Internacional de Nelson Mandela, estabelecido pela ONU em 2009 e que pede que todos os cidadãos se dediquem a causas sociais durante 67 minutos de seu dia.
Trata-se de um minuto para cada ano que Mandela, prêmio Nobel da Paz de 1993, dedicou a lutar pela igualdade racial e pelo fim do regime segregacionista do apartheid, imposto pela minoria branca sul-africana até 1994.
Antes do início das aulas, 12,5 milhões de alunos entoaram o "parabéns pra você" em homenagem a Mandela, uma cena que se repetiu também em centros de trabalho e áreas comerciais.
Em Soweto, antigo reduto de negros de Johanesburgo onde Mandela morou antes e após a prisão, cem alunos da escola primária de Batsogile também homenagearam Tata (Papai) Madiba, como é conhecido popularmente no país.
"É meu pai. Eu o agradeço muito tudo o que fez por mim e pela África do Sul", disse um dos alunos do centro escolar.
A escola de Batsogile fez parte do programa do Departamento de Educação Básica para a reabilitação de 94 colégios. Dezenas de voluntários dedicaram os 67 minutos à plantação de árvores, à entrega de calçados para os alunos e à pintura exterior do colégio de Batsogile.
Tata Madiba também recebeu felicitações do presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que está na China.
Já Obama destacou que Mandela "mudou a história, transformando seu país, seu continente, e o mundo", e ressaltou o "compromisso" com a democracia, que ainda inspira os que "lutam pela dignidade, justiça e liberdade".
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o ex-presidente americano Bill Clinton também enviaram felicitações a Nelson Mandela.
Clinton e sua filha Chelsea visitaram Mandela em sua residência de Qunu, na terça-feira, após participarem de um ato na escola de No-Moscow, a poucos metros da casa do ex-líder.
Em uma foto publicada na rede social Twitter por um de seus netos, Mandela estava sentado em uma poltrona junto ao ex-presidente americano, coberto por uma grossa manta de lã.
O ex-mandatário, que tinha deixado Qunu no começo do ano para voltar a Johanesburgo, foi internado em janeiro para passar por uma laparoscopia.
"Devemos nos sentir com sorte por podermos respirar o mesmo ar que Mandela", disse o ministro sul-africano Tokyo Sexwale em um ato realizado no Museu de Nelson Mandela de Qunu.
Mandela se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul após ganhar as primeiras eleições multirraciais do país, em 1994.
Sua mensagem de reconciliação e convivência entre raças, que tornou possível a transição para uma África do Sul democrática, lhe rendeu o prêmio Nobel da Paz em 1993, que recebeu junto ao então presidente sul-africano, Frederik Willem de Klerk. EFE
jv/ff/id
(vídeo)
terça-feira, 10 de julho de 2012
Cardeal e arcebispo emérito Dom Eugenio Sales morre aos 91 anos no Rio
Atualizado à 7h42 SÃO PAULO - Morreu na noite desta segunda-feira, 9, aos 91 anos, na capital fluminense,
Wilton Júnior/AE
"Após voto, Dom Eugênio deixa sessão eleitoral no bairro da Glória, zona sul do Rio, em 2010"
SÃO PAULO - Morreu na noite desta segunda-feira, 9, aos 91 anos, na capital fluminense, o cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Dom Eugenio morreu na Residência Assunção, onde morava, na Estrada do Sumaré, na zona norte do Rio.
Segundo a Arquidiocese, o mais antigo cardeal da Igreja Católica morreu por volta das 23 horas por causas naturais. O corpo do religioso é velado na Catedral São Sebastião, no centro do Rio, onde será sepultado. Segundo a Arquidiocese, nos últimos dias, a rotina de Dom Eugênio, que não possuía nenhuma enfermidade grave, limitava-se entre o quarto e o gabinete, onde lia jornais e assistia TV. Natural de Acari, no Rio Grande do Norte, Dom Eugenio chegou a ter o nome cogitado entre os candidatos a Papa, depois da morte de João Paulo I.
O atual cardeal-arcebispo da Arquidiocese do Rio, Dom Orani João Tempesta, que substitui Dom Eugênio em 2001, disse que nos últimos dois anos, em razão da idade, o arcebispo emérito começou a reduzir as atividades. "Ele já tinha dificuldades para andar, o raciocínio já estava um pouco lento", afirmou Dom Orani.
Ele também
destaca o importante trabalho realizado por Dom Eugenio, que nos últimos meses, apesar da idade, ainda tinha força de atender as pessoas em seu escritório.
"Foi um grande representante da Igreja Católica junto à Santa Sé. Governou a Arquidiocese durante 30 anos, criou a campanha da fraternidade, trabalhou socialmente na Favela do Vidigal e em outras mais, soube exercer sua função na sociedade, na igreja e no país. Durante os anos em que ficou afastado da Arquidiocese, escreveu artigos para jornais, tinha um programa semanal na TV.", acrescentou o atual arcebispo do Rio.
Em nota divulgada nesta madrugada de terça-feira, 10, o governador do Rio, Sérgio Cabral, lamenta a morte de Dom Eugenio Sales e decreta luto oficial de três dias no Estado. "Dom Eugenio Sales era amado pelo povo do Rio de Janeiro. Nas últimas décadas, a sua liderança religiosa foi a mais importante do nosso Estado. Vamos decretar três dias de luto.", afirmou Cabral.
últimas notícias de brasil
- Paraquedista morto durante salto em Boituva será cremado em Sorocaba, SP
- Após sair de parque, mãe e filha são feitas reféns em SP
- Cardeal e arcebispo emérito Dom Eugenio Sales morre aos 91 anos no Rio
- Perseguição invade baile funk na zona norte de SP
- Cardeal Dom Eugênio Sales morre aos 91 anos no Rio
- Quina acumula e prêmio pode chegar a R$ 900 mil
- mais »
QUINTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2012
Corinthians vence Boca e fatura primeira Libertadores
Alex Silva/AE
"Com o título, Corinthians se iguala aos rivais que já haviam conquistado a América"
Ao conquistar o título sul-americano em sua décima tentativa, o Corinthians se iguala aos seus rivais São Paulo, Santos e Palmeiras, a Cruzeiro, Flamengo, Vasco, Grêmio e Internacional como os brasileiros campeões da Libertadores. Mais importante, quebra a sina de não ter títulos continentais - e de forma invicta, algo que ninguém conseguia desde 1978.
Entre os dias 6 e 16 de dezembro, o Corinthians já tem compromisso. É o Mundial de Clubes, a ser jogado no Japão. Em busca do bicampeonato (venceu em 2000), o time brasileiro já tem como adversários o mexicano Monterrey, o neozelandês Auckland City e o inglês Chelsea, campeão da Europa.
O JOGO - Com três minutos, antes de qualquer chance de gol, a primeira confusão. Chicão e Mouche se enroscaram, o árbitro deu falta para o Corinthians, mas os dois levaram cartão amarelo. Parecia que o jogo descambaria para a violência, mas lances semelhantes não voltaram a se repetir no primeiro tempo.
E olha que nervosismo não faltou. Ambos os times erravam passes e, com isso, chegavam pouco ao gol. A primeira chance foi corintiana, aos 11, quando Alex chutou de longe, rasteiro, fraco, mas Orión só conseguiu segurar depois de dar rebote para o meio da área.
Seria a única defesa dele no jogo. Aos 16, Emerson invadiu a área tocando por baixo das pernas de Caruzzo, mas Samoza chegou e fez o corte. Na sequência, o volante e o goleiro se chocaram. Apesar das dores no joelho, Orión ficou mais 14 minutos em campo, até pedir substituição e deixar o gramado chorando.
Até aí, o Boca conseguia equilibrar o jogo. Com o reserva Sosa (goleiro titular do Peñarol no vice-campeonato de 2011), os argentinos recuaram a marcação que antes começava no campo de ataque e deixaram o Corinthians dominar o jogo. Ainda que Sosa mostrasse insegurança, foi só mais um chute a gol: de Alex, aos 39, para fácil intervenção do goleiro.
O segundo tempo começou cheio de bolas paradas levantadas na área. O Boca teve três chances em quatro minutos. O Corinthians, duas seguidas. E aproveitou, numa falta de Riquelme sobre Danilo na lateral direita do ataque alvinegro.
O cronômetro marcava oito minutos quando Alex levantou na área, Jorge Henrique desviou e a bola caiu no meio da área. Ali, Danilo deu o toque de genialidade que dele se espera. De calcanhar, passou para Emerson. A zaga, que ia em direção ao meia, deixou o atacante livre, na cara de Sosa, para matar no peito e fuzilar a bola para o fundo das redes.
O Boca, já com o atacante Cvitanich no lugar do volante Ledesma, partiu para o ataque. Mas levou 18 minutos para criar uma chance real de gol. Riquelme levantou na área, Mouche cabeceou e Cássio fez bonita defesa - a única dele no jogo.
No lance seguinte, o segundo gol. Schiavi, 39 anos, dois títulos de Libertadores no currículo, deu passe bobo nos pés de Emerson. O atacante partiu em velocidade, entrou na área sozinho e bateu no canto esquerdo baixo de Sosa. Era o gol do título, aos 27 minutos do segundo tempo.
Aí já não tinha mais jogo. Cheio de moral, Emerson peitou Caruzzo, pediu tapa na cara, brincou que estava com medo, mordeu o dedo do rival e se tornou ainda mais o personagem do título. Já havia sido dele o passe decisivo para o gol de Romarinho, o que empatou em 1 a 1 o jogo da Bombonera, quarta-feira passada. O atacante, tricampeão brasileiro, acabou a Libertadores como artilheiro corintiano, com cinco gols, um a mais que Danilo, outra estrela da conquista.
FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 2 x 0 BOCA JUNIORS
CORINTHIANS - Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex (Douglas) e Danilo; Jorge Henrique (Wallace) e Emerson (Liedson). Técnico - Tite.
BOCA JUNIORS - Órion (Sebastián Sosa); Franco Sosa, Schiavi, Caruzzo e Clemente Rodríguez; Ledesma (Cvitanich), Somoza, Erviti e Riquelme; Mouche (Viatri) e Santiago Silva. Técnico - Julio César Falcioni.
GOL - Emerson, aos 8 e aos 27 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Wilmar Rondán (COL).
CARTÕES AMARELOS - Mouche, Caruzzo, Santiago Silva, Schiavi, Leandro Castán, Jorge Henrique e Chicão.
RENDA e PÚBLICO - Não divulgados.
LOCAL - Estádio do Pacaembu, em São Paulo.
- Tite agradece ex-clubes, enaltece vitória na Vila Belmiro e celebra com volta olímpica solitáriaReutersTite agradeceu ex-cluibes e deu volta olímpica solitária após o título da Libertadores contra o Boca, no Pacaembu
- Herói com dois gols, atacante Emerson desabafa e cutuca o FluminenseEFELiedson e Emerson exibem a taça da Libertadores, inédita para o Corinthians
- Técnico do Boca é tetravice da Libertadores, e goleiro amarga segunda derrota consecutiva na finalUm é técnico e o outro é goleiro do Boca Juniors. Juntos, eles somam seis derrotas em finais de Libertadores da América
- Jornais argentinos 'ignoram' derrota do Boca e destacam adeus de RiquelmeA mídia argentina, conhecida por sempre destacar os feitos e derrotas das equipes do país, praticamente deixou de lado a derrota por 2 a 0 para o Corinthians na noite desta quarta-feira, no Pacaembu, e se
- Corinthians vence Boca e conquista Libertadores; veja a final em imagensReutersEmpurrado torcida, o Corinthians entrou em campo para buscar seu 1º título de LibertadoresReutersJá o Boca se apoiou no histórico de conquistas no Brasil para enfrentar o Corinthians em
- Torcedores abençoam time na saída do vestiário e gritam: 'Fica, Castán!'Os torcedores corintianos mais pacientes tiveram o prazer de tocar nos heróis do título da Libertadores ainda no Estádio do Pacembu
- Paulinho destaca esforço corintiano pelo título e lembra gol contra Vasco: 'Foi muito importante'Um dos principais nomes do Corinthians na campanha do título da Copa Libertadores da América, o volante Paulinho era um dos mais empolgados com a conquista da noite desta quarta-feira, após a
- Abalado e aos 34 anos, Riquelme deixa o Boca: 'Neste clube não posso jogar pela metade'Muito abalado após a derrota para o Corinthians e a consequente perda do título da Libertadores da América, Juan Román Riquelme anunciou, aos 34 anos e ainda nos vestiários do
- Corintianos ignoram Kassab e fecham a Paulista com festa do títuloCartão postal da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista foi por muito tempo o palco central das torcidas que comemoravam seus títulos internacionais
- Decisivo, Emerson rejeita rótulo de 'herói' e revela que sonhou com gol do título"Marrento", "favelado" e decisivo
advertisement
publicidade
fotos
- Corinthians celebra conquista no PacaembuTimão levanta taça mais esperada de sua história
- Emerson decide vitória sobre o BocaAtacante marcou os dois gols da vitória por 2 a 0
- Torcida comemora conquista inéditaCorintianos festejam o troféu mais cobiçado
- Fiel lotou o estádio do PacaembuCorintianos fizeram festa bonita na arquibancada
- Torcedores se preparam para a decisãoVeja fotos da confiança de torcedores
- Capitães do Corinthians desde 1990De Neto a Alessandro, veja ídolos do Timão que usaram a tarja
enquete
MSN Esportes no Facebook
- Inter manda advogado a Milão e admite que Forlán pode repor DamiãoPaulo Vinicius Coelho
- Engajamento real em ação de doação de sangueFernando A. Fleury
- Enquanto o Corinthians cresce, o Flamengo segue parado no tempoMauro Cezar Pereira
- Download grátisDecore a tela do seu computador com lindas paisagens de inverno
- Katy PerryCantora conversou com usuários do MSN via Skype; veja como foi
- OlimpíadasVeja fotos e especiais dos preparativos para os Jogos de Londres
- The New York TimesDesigner japonês é preso nos EUA ao ser confundido com terrorista
- VídeoAssista aos vídeos de humor que mais fizeram sucesso em junho
- MulherConfira tudo o que rolou no 1º Fórum Mulheres Reais que Inspiram
- ToymaniaFilmadora Fisher-Price Kid Tough - 12 x R$33,33
- Eletronica SantanaTV Tele System LCD 3.5 Polegadas - 6 x R$58,30
- Fast Shop.com.brSony BDP-S580 Blu-Ray - 10 x R$59,90